Big Mac, touraço 2.0
ABS Pecplan, de Uberaba (MG), iniciou sua maratona de contratações de novas genéticas para 2016. Entre as novidades da bateria corte europeu está mais uma opção da raça angus: É Big Mac 2.0, irmão inteiro do famoso touro Big Mac. De acordo com a empresa, a contratação foi motivada pelo volume de vendas da genética do Big Mac, que está entre os top 10 da ABS Pecplan, ou seja, são os maiores produtores de sêmen.
Para ABS a expectativa é que essa “nova versão” do Big Mag continue transmitindo a genética melhoradora tanto em ganho de produtividade quanto em fertilidade. “Esse touro pega carona no rastro do sucesso do seu irmão, hoje um dos mais importantes da raça angus no Brasil”, informa a empresa. 2.0 é gaúcho, da seleção de Sergio Tellechea.
A Estância Leilopec, em Uberaba, ferve neste domingo. Será palco de dois leilões: a partir das 14 horas acontece o pregão da Fazendas Bartira, cuja sexta etapa vende 1.000 animais nelore e de cruzamento industrial. Na sequência será realizado o mais que tradicional remate de gado de corte da Leilopec, já em sua 927ª versão. São mais de 2.000 animais de corte, machos e fêmeas para cria, recria e engorda.
Fui um dos primeiros a escrever uma reportagem com ele. Já lá se vão uns 25 anos. Foi para a Folha de S. Paulo. Valdomiro Polizelli Júnior, da VPJ Alimentos, foi agraciado com o título de melhor produtor de carne de qualidade do país. A escolha foi feita durante a BeefExpo, realizada recentemente em Foz do Iguaçú (PR). Polizelli Júnior é conhecido pelos cortes marmorizados, portanto muito saborosos, e macios que produz em Mococa (SP), onde seu plantel é de 700 animais da raça angus.
Sebastião Costa Guedes, presidente do Grupo Interamericano para a Erradicação da Febre Aftosa, junto a outros especialistas renomados, irão debater o plano de erradicação da febre aftosa, dia 25 deste mês, no Auditório da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo. Guedes, meu velho conhecido, vai tentar responder “quais os caminhos a seguir para a erradicação total da doença.”
A fazenda Barreiro Grande, de Colômbia (SP), parte da Terral Agricultura e Pecuária, foi a grande vencedora, com 93,12 pontos, do 2º Concurso de Carcaça Angus Frigol, promovido pelo Frigorífico Frigol em Lençóis Paulista (SP). Seus animais abatidos somaram peso médio de 15,58 arrobas e idade máxima de 15 meses. A segunda colocação ficou com o Sítio Santo Expedito, de Lençóis Paulista (SP). O abate foi realizado no dia 13 deste mês.
A segunda edição do Fórum Mega Agro, patrocinado pela PwC Brasil acontece nos próximos dias 24 e 25, no Royal Palm Plaza Hotel, em Campinas. Presença dos cem maiores produtores de grãos do país para discussão dos temas “foco na gestão” e “rentabilidade na fazenda”. Entre os palestrantes confirmados estão Luiz Cornacchioni, diretor executivo da Abag, Almir Dalpasquale, presidente da Aprosoja, Francisco Vila, diretor da Sociedade Rural Brasileira, e Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócios da FGV e ex-ministro da Agricultura, que vai fala sobre o atual cenário político e econômico da agricultura no Brasil e as perspectivas futuras. Pela PwC Brasil, a sócia Ana Malvestio, vai abordar “Gestão, “Gestão, Controladoria e Governança do Agronegócio: a Teoria na Prática” em palestra. Eu entrevistei Ana Malvestio há uns três meses aqui para GLOBO RURAL.
É o tema sugestivo do Encontro de Analistas que será realizado no dia 27 deste mês, pela Scot Consultoria, no auditório da Dow Agroscience, em São Paulo. A pergunta, adianta o Alcides Torres, dono da Scot, é “Até quando a pecuária será uma ilha de calmaria no mar revolto?” É um dos últimos eventos a refletir sobre a pecuária de corte neste ano.
Fonte:http://revistagloborural.globo.com/