O prazo para vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa se encerra neste domingo (31/5) em Minas Gerais. Produtores rurais mineiros que não imunizarem seus animais contra a doença poderão ser penalizados com multa de R$ 68,07 por cabeça. A febre aftosa é altamente contagiosa e pode levar a morte. A informação é do assessor da diretoria do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Sérgio Monteiro.
Para o representante, não haverá prorrogação da data de vacinação - declarações podem ser feitas até o dia 10 de junho. Além disso, instituto também disponibiliza até domingo (31/5) a opção da Declaração Eletrônica de Vacinação, por meio deste site.
Basta o número da nota fiscal de compra da vacina para acessar o sistema do IMA. Ao realizar a Declaração Eletrônica, produtor também deve atualizar as suas informações pessoais e da propriedade.
Atualização cadastral dos rebanhos
Nesta etapa de vacinação, excepcionalmente, o instituto vai permitir que os produtores atualizem o cadastro quantitativo dos animais de sua propriedade. A ação é decorrência das perdas ocorridas nos rebanhos prejudicados pela seca. Para isso, declaração da vacinação deve ser feita em um dos escritórios do IMA. O prazo termina nesta sexta (29/5).
Cuidados com a vacina
O IMA recomenda que os produtores mantenham as vacinas em caixas de isopor com gelo (entre 2ºC e 8ºC).
Confira o calendário detalhado e completo abaixo:
Fonte:http://revistagloborural.globo.com